Dedicado à candidatura da Cidade de Curitiba a sub-sede da Copa do Mundo de 2014. Questionamentos e visão crítica a cerca de mobilidade e infra-estrutura urbana, intervenções, obras, metrô, binários e politicagens.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

O Sistema de Transporte Coletivo de Curitiba

O sistema de transporte de massas de Curitiba gaba-se de ser um dos mais modernos e funcionais do Brasil. De fato a imagem que a cidade criou fora dos limites municipais com um planejamento bem estruturado e forte ligação entre o transporte coletivo e as leis de uso do solo (zoneamento) é muito boa. Experiência minha que vim do interior do Paraná e vivi no interior de São Paulo e todas as pessoas falavam de Curitiba como uma ótima cidade para se viver sendo que a grande maioria delas sequer havia pisado em solo curitibano. Ponto para a adminsitração Lerner e seus filhotes que fizeram da cidade uma referência no restante do país.

Pena que a visão do morador e do usuário do sistema de transporte não seja assim tão romântica. Ver do alto de um prédio edificado numa via estrutural ônibus compridos parando em estações tubo em intervalos regualres de tempo parece bastante bonito e fica bom para as fotos de divulagação da cidade: "olha, é assim que se pega ônibus em Curitiba".

Mas vá andar de
expresso todos os dias ainda mais em horário de pico, tendo que trocar de ônibus nos termianis e ter de esperar vários ônibus cheios passarem para você poder entrar num deles. A visão certamente vai mudar um pouco.

Clique aqui para ver o esquema de transporte coletivo na cidade, com ônibus expressos e linhas diretas, os chamados ligeirinhos, que não param em qualquer ponto, apenas nas estações-tubo destinadas a isso. As vantagens deles perante um sistema de ônibus convencional? O bi-articulado anda em canaleta própria, não disputa espaço com os carros para fazer o seu trajeto que quase sempre é uma linha reta (eixos Norte-Sul, ou Leste-Oeste, por exemplo). Seu embarque e desembarque é feito em estações-tubo ou em plataformas elevadas dentro dos terminais, o que garante uma certa agilidade no processo pois o pagamento da passagem foi previamente realizado.

Tais características permitem um controle mais efetivo do sistema, podendo-se cumprir tabelas de horários e freqüências de ônibus com mais exatidão. Os ligeirinhos andam, em geral, em vias rápidas (nem sempre) e só param em estações-tubo também. Algumas dessas estações fazem integração com outras linhas diretas, permitindo a baldeação sem pagar passagem a mais. Porém algumas linhas são cheias nos horários-pico e disputam espaço com os carros nas ruas. Ruim para os carros e para os próprios ônibus.Quem anda de ônibus por aqui certamente já precisou usar um Inter2 e sabe do que estou falando.
Se o sistema como um todo chegou ao limite é difícil dizer, mas que para sediar um evento internacional do porte de uma copa do mundo, é preciso comer muito feijão antes de querer sir espalhando aos quatro cantos que o sistema é perfeito. Indicações, mapas funcionais, totens informativos, ônibus pontuais, sistema de transporte eficiente de fato. São algumas medidas necessárias.


3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. eu moro em Curitiba e sei que o transporte daqui é modelo e que todo o país deveria seguir. Se ele não é eficiente pra você, ande em outra cidade para fazer um teste. Com toda certeza você não conseguirá andar pela cidade toda com apenas R$2,50. Avalie bem antes de fazer um comentário.

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