Dedicado à candidatura da Cidade de Curitiba a sub-sede da Copa do Mundo de 2014. Questionamentos e visão crítica a cerca de mobilidade e infra-estrutura urbana, intervenções, obras, metrô, binários e politicagens.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Eixo do Metrô


O trecho a ser implantado do metrô vai inicialmente ligar os extremos Norte-Sul da cidade como faz hoje a linha de bi-articulado Santa Cândida-Capão Raso. A ideia é levar o sistema de metrô um pouco mais além, até a porçao sul do CIC, criando um eixo Norte-Sul extendido. Com a implantação da Linha Verde e plena operação da mesma, teremos outro eixo Norte-Sul de bi-articualdo correndo pela cidade.

No mapa ao lado, disponibilizado na matéria do UOL (http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/02/14/ult5772u2928.jhtm) os eixos Norte-Sul e Leste-Oeste estão representados, além da linha do Boqueirão, até então não considerada no sistema de vias estruturais da cidade (apesar do ônibus expresso passar por lá, o zoneamento da cidade não segue como os demais eixos do sistema de transporte, não contando nem com o sistema trinário). Faltou representar a linha do Circular Sul, que completa o sistema estrutural da cidade.


O atual sistema expresso passa por 5 terminais de ônibus (contando as duas pontas), ao passo que o metrô passará ainda pelo terminal do Pinheirinho e mais um terminal ainda a ser implantado no CIC Sul. Outro diferencial é que hoje as estações-tubo estão distantes em média 500 metros umas da outras, com pequenas excessões ao longo da linha. O projeto do metrô prevê 22 quilômetros de percurso com 21 paradas, o que siginifica que as estações estarão mais espaçadas umas das outras. Isso é necessário em função das caracerísticas operacionais de uma linha de metrô: estações muito próximas não permitem ao veículo desenvolver sua velocidade e consequentemente o serviço perde em qualidade. É um revés para os atuais usuarios do sistema pois muitas pessoas terão de caminhar mais para chegar ao seu destino, embora o tempo de viagem seja diminuido, o que, em tese, compensaria a distância percorrida a pé.

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Um comentário:

  1. O Metrô de Curitiba já virou peça de folclore. Os últimos 4 candidatos a prefeito (no mínimo) que venceram as eleições usaram alguma proposta de modernização do transporte da cidade na campanha.

    Vamos ver se a copa do mundo consegue finalmente fazer o povo de Curitiba receber o que os cidadãos de São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Porto Alegre e outras capitais já possuem há anos. Curitiba já merecia esse modal, mas as ligações do grupo político dominante no município com os empresários das empresas de ônibus, e a presença de uma grande montadora na cidade certamente são fatores de peso. Que influenciaram a obsessiva predileção pelo ônibus, que consome diesel e polui muito. Contra-sensos de uma cidade que faz questão de marketing ecológico.

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